quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


'Sou espelho, sou reflexo de suas atitudes, então lhe aconselho a tomar cuidado.'

Sabe aquele ditado 'Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.' ? Então.. dizem que é difícil se colocar no lugar dos outros, ter compaixão, ser compreensivo, enxergar nossas falhas.
Mas é simples, é só falta de prática. É muito fácil julgar de fora, por que ao fazer isso levamos nosso código de valores, nossas experiências. Tente se colocar no lugar do próximo, com o que ele passou ou está passando, por um instante abra mão de si mesmo para avaliar e perceber como é a visão do outro, e entenderá o porque de muitas atitudes, isso talvez lhe ajude a ser mais tolerante.
Tolerância, essa é a palavra chave, temos que entender que as diferença entre as pessoas são muitas, temos pontos de vista variados com relação a quase tudo. Então não podemos nos ofender com relação a diferenças de opinião, cada um tem uma história, uma bagagem para ter certos pensamentos e atitudes.
Ser empatico vai além de se colocar no lugar dos outros, é aprender que nem sempre os outros gostam das mesmas coisas que nós, é avaliar o ponto de vista dos outros a  partir de suas características.
Podemos ir além da empatia, além de sentir o que os outros sentem e obter respostas para certas atitudes, além de consolá-lo com palavras. Alinhe-se com a realidade, do que adianta eu dizer  'Mantenha-se aquecido e alimente-se' mas não der algo para se cobrir e comer?

Que tal sermos melhores como ser humano?

3 comentários:

  1. uaaaaal que belo texto de abertura.
    Derée, amo a forma como você se expressa, acho que suas palavras têm um Q de especial. obviamente já te add aqui..
    bem vinda ao blog

    ResponderExcluir